domingo, 24 de novembro de 2013

Pedagogia empresarial e seus benefícios para as empresas e para os profissionais da educação


Em uma entrevista para a revista Exame, Ricardo Semler, sócio majoritário/chefe executivo da SEMCO e apontado pela revista TIMES como um dos 100 jovens líderes globais, afirma que apesar das empresas buscarem a modernidade, pouco se mudou no mundo empresarial, há ainda um enorme atraso no que tange a gestão e o desenvolvimento profissional, com suas próprias palavras diz: “Nem toda empresa é Google ou Facebook”.
Apesar do grande atraso, muitas empresas vêm buscando uma forma de gestão mais democrática e estratégias para o desenvolvimento de seus colaboradores. Apesar do setor de Recursos Humanos já possuir estrutura bem organizada e reconhecida no mundo dos negócios, a pedagogia empresarial tem ganhado força devido a sua proposta de desenvolvimento mais humanística.
Muitas grandes empresas apostam hoje em um trabalho conjunto entre a pedagogia e o RH, buscando otimizar resultados. Empresas de menores portes optam por consultorias pedagógicas para oferecer treinamentos, trabalhar integração e trabalho em grupo, entre outras habilidades humanas a serem desenvolvidas.
O CNA, rede de ensino de língua estrangeira, vêm apostando nesse nicho há muito tempo, sua central oferece a todas as escolas franquiadas, treinamentos constantes buscando desenvolver não só o departamento pedagógico, mas também os departamentos comercial e financeiro, além de oferecer treinamento exclusivo para secretárias e equipe de limpeza e serviços gerais.
Contando com um calendário que anualmente oferece treinamentos, palestras e conferências, o CNA garante a qualidade dos serviços oferecidos em suas mais de 660 escolas espalhadas pelo Brasil. Mas tal abordagem não se restringe somente a central, a franquia e escola modelo CNA São Mateus, localizada em São Paulo, também possui um plano de desenvolvimento profissional e pessoal inspirada na pedagogia.
Há mais de 10 anos, é realizado anualmente o Encontro de Desenvolvimento Profissional, nesse evento, todos os departamentos da empresa se dividem em grupo e apresentam um trabalho de pesquisa, realizando durante um ano, podendo ele ter foco no operacional, em novas propostas de desenvolvimento, ou reflexão e mudança comportamental. Todos os funcionários da empresa apresentam e assistem as palestras ou oficinas dos outros grupos, gerando assim não só a troca de conhecimento e experiência, mas também o reconhecimento da importância do trabalho do outro.
Outro trabalho desenvolvido nesse evento é a integração de departamentos, com o projeto a Equipe faz o show, funcionários de todos os departamentos se mesclam e juntos apresentam um trabalho artístico, provendo além de muita diversão a oportunidade dos colaboradores se conhecerem fora do exercício de suas funções profissionais.
Além desses encontros anuais, cada departamento possui um cronograma de desenvolvimento profissional, o departamento pedagógico, por exemplo, ofereceu aos professores no período de férias dos alunos, palestras abordando a práxis em sala de aula, algumas palestras e oficinas foram: a arte-educação e inclusão. Os temas foram escolhidos de acordo com a necessidade da empresa, uma vez que a escola possui muitos alunos de inclusão e que nem todos os docentes possuíam o conhecimento necessário para lidar com tais questões.
Tal como o CNA muitas outras empresas buscam profissionais capacitados para desenvolver um projeto pedagógico nas empresas, abrindo, portanto, um bom nicho de mercado para estudantes de pedagogia. Para aqueles interessados na área as faculdades Anhanguera, Estácio de Sá oferecem um curso presencial de pós-graduação em pedagogia empresarial e o Portal Educação oferece o curso de forma virtual.

- Por Anna Paula Strefezza, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário