sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O pedagogo na empresa


Antigamente, as pessoas tinham estágios de vida muito bem definidos. Primeiro estudavam formalmente e se formavam e depois iam trabalhar. E suas carreiras iam sendo desenhadas com o tempo, mas não havia a exigência ou necessidade tão marcantes dos tempos atuais pelo constante investimento em formação e construção de suas bases de conhecimento. Com essa evolução das organizações para ambientes de constante mudança e, conseqüentemente, muita rapidez na troca de informações, foram surgindo as estruturas de capacitação dentro das empresas para suprir a defasagem de qualidade com a educação formal e também pela necessidade de educação continuada.

Esse surgimento de estruturas educacionais dentro das empresas trouxe também a carência do conhecimento técnico e humanístico no trabalho com o saber educar as pessoas. E é aí que entra a importância do pedagogo. E como bem explica Greco (2005), a contribuição do pedagogo empresarial está na busca por efetivar os saberes corporativos e como seu domínio colaborará para a melhoria do clima organizacional, da qualidade laboral, da qualidade de vida e aumento da satisfação pessoal de todos. Ele completa ainda que a atuação desse profissional extrapola a aplicação de técnicas visando estabelecer políticas educacionais no contexto escolar. Sua atuação avança sobre as pessoas que fazem as instituições e empresas de todos os tipos, portes e áreas.

As funções e atribuições do pedagogo dentro de uma empresa podem ser relacionadas a atividades pedagógicas, técnicas, sociais, burocráticas e administrativas. Vejamos alguns exemplos: conceber, planejar, desenvolver e administrar atividades relacionadas à educação na empresa; diagnosticar a realidade institucional; elaborar e desenvolver projetos, buscando conhecimento também em outras áreas profissionais; coordenar a atualização em serviço dos profissionais da empresa; planejar, controlar e avaliar o desempenho profissional dos funcionários da empresa; assessorar as empresas no que se refere ao entendimento dos assuntos pedagógicos atuais.

Em um ambiente de multidisciplinaridade como o RH, em que convergem atividades e responsabilidades tantas, o trato com a educação é um ponto crítico e não pode ser tratado de forma secundária. Cada subsistema tem seu valor e precisa ser executado com a máxima competência possível. O pedagogo, por sua formação e pela exigência da própria área, surge como um importante aliado nesse trabalho com a educação na empresa.

O Pedagogo Empresarial precisa de uma formação filosófica, humanística e técnica sólida a fim de desenvolver a capacidade de atuação junto aos recursos humanos da empresa. Via de regra, sua formação inclui disciplinas como: Didática Aplicada ao Treinamento, Jogos e Simulações Empresariais, Administração do Conhecimento, Ética nas Organizações, Comportamento Humano nas organizações, Cultura e Mudança nas Organizações, Educação e Dinâmica de Grupos, Relações Interpessoais nas Organizações, Desenvolvimento organizacional e Avaliação do Desempenho.
(RIBEIRO, 2003, p. 10).

A opinião do pedagogo

Para nos ajudar e enriquecer nossa discussão, busquei a opinião de uma pedagoga, que é parceira de projetos em educação. Ingrid Brum, formada em pedagogia pela Puc Minas, é a atual Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional da DMA Distribuidora S/A, empresa detentora das marcas EPA, MARTPLUS e VIABRASIL. Ela também tem MBA em Gestão Estratégica e Liderança de Pessoas e Equipes pela Newton Paiva e Professional & Self Coaching, pelo Instituto Brasileiro de Coaching. 


Ingrid Brum - Pedagoga e Coordenadora de T&D
Ingrid avalia o mercado brasileiro com bons olhos. Para ela, há muitas oportunidades no mercado de educação no Brasil, especialmente a necessidade de priorizar projetos de formação e preparação educacional que de fato possam contribuir de forma prática com as necessidades evidenciadas pelo mercado de trabalho. Ela acrescenta: "nem sempre conseguimos captar profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho e por diversas vezes detectamos que a principal falha está no fato de que esses profissionais não tiveram acesso a uma oportunidade digna de qualificação, e, mais do que isso, oportunidade de profissionalização".

Nesse cenário, Ingrid Brum, com base em suas experiências e conhecimento de mercado, traça um perfil do pedagogo na empresa:
"O pedagogo deve ser um consultor de educação corporativa. É este o profissional que deve fidelizar parcerias, identificar as oportunidades de formação e atuar fortemente em todos os projetos de desenvolvimento. A atuação do pedagogo nas empresas é essencial, visto que aquele é um espaço educativo. Ele deve atuar com estratégias e metodologias para o desenvolvimento de formações, multiplicação de conhecimentos e realizações de projetos, tendo como resultado um melhor aprimoramento, qualificação profissional e pessoal de todos na empresa".

Ingrid acredita ainda que o RH deve ser de enriquecimento de talentos; gerenciar com pessoas e não as pessoas; incentivar a participação das pessoas nas decisões, utilizando ao máximo a inteligência e o talento dessas pessoas para obter sinergia de esforços e ampliação de conhecimentos. E para construir esse cenário ideal, ela cita que a intervenção do pedagogo é fundamental. "O pedagogo que atua na equipe de RH deve traçar estratégias para investimento do capital intelectual e capacitar as pessoas criando condições para que elas utilizem suas habilidades de forma eficaz. A principal missão do pedagogo para a equipe de RH é desenvolver o potencial humano, seus conhecimentos, suas habilidades, com autodisciplina decorrente da autonomia e da responsabilidade". 
E como está o ensino da pedagogia nas universidades? Estão preparando esses profissionais para o desafio que o mercado exige deles, especialmente na educação dentro das empresas? Ingrid acredita que as universidades estão evoluindo, buscando as melhores práticas do mercado, possibilitando acesso às atividades práticas que complementam o conteúdo de formação teórica. Porém, ela percebe que isso deve ser melhor explorado. Segundo ela, uma solução seria estabelecer parcerias entre universidades e organizações, que possibilitassem trocas de informações e acesso a projetos empresarias durante o curso.

Ela conclui reforçando que o mundo teórico ainda prevalece, sendo necessário oportunizar o contato prático com a realidade. E como no ambiente empresarial são muitos os desafios de atuação, existem aí excelentes oportunidades de complementação e enriquecimento da formação para os pedagogos.

- Publicado em: http://www.dzai.com.br, Por Ubirajara Neiva, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário