sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Entrevista com Karen da Costa Ferreira, Pedagoga e Designer Instrucional do Senac Rio

Michele Avelar, participante do curso TPDI, entrevista Karen da Costa Ferreira, Pedagoga e Designer Instrucional do Senac Rio.
- Em que tipo de organização você atua?
Atualmente atuo como DI no SENAC RIO, instituição de grande prestígio nacional que busca aprimorar as relações humanas, sociais e econômicas no estado do Rio de Janeiro.
- Fale um pouco sobre o seu trabalho. Há quanto tempo você faz isso?
No período de 2008 a 2009 tive a oportunidade de atuar como estagiária de Pedagogia Empresarial no Senac Rio, trabalhando no Centro de Tecnologia e Gestão Empresarial, setor responsável por cuidar, na maioria das vezes, das demandas de cursos corporativos presenciais e a distância. Neste tempo pude descobrir a profissão de DI como uma das vertentes da minha formação (Pedagogia) e ver o quanto a profissão ainda não era tão reconhecida tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho. Um tempo depois do fim do meu estágio fui convidada a retornar ao Senac Rio já como DI no Núcleo de Produção de Mídias Educacionais, setor responsável pela produção dos materiais didáticos de cursos presenciais e a distância de todos os clientes do Senac, inclusive do próprio Senac, fazendo toda a atualização dos materiais de cursos técnicos e livres. Hoje sou responsável pelo Desenho Instrucional de cursos presenciais e a distância de clientes (pessoas jurídicas e pessoas físicas), cuidando não apenas do tratamento pedagógico dos materiais mas supervisionando toda a produção dos mesmos.
- Que tipo de projetos, cursos e/ou e materiais didáticos você desenvolve?
Atualmente sou responsável pelo desenvolvimento de materiais didáticos nas diferentes áreas de conhecimento, para a modalidade de EaD e presencial e por acompanhar e validar todas as etapas do processo de produção do material didático. Os materiais desenvolvidos são divididos em Manuais do Instrutor, Manual do Estudante, Storyboards para cursos na modalidade Ead, dentre outros, além de acompanhar todas as etapas lado a lado do cliente.
- Quais abordagens, metodologias e ferramentas você utiliza?
No Senac temos uma proposta pedagógica que combina momentos de interatividade online com a utilização de várias mídias. Procuramos utilizar o canal de comunicação e a linguagem mais adequados ao assunto proposto e temos uma grande variedade de meios de aprendizagem oferecidos: DVDs, publicações, multimídias, programas de rádio, definidos de acordo com o tipo de conteúdo trabalhado e as competências a serem desenvolvidas.
- Quais as dificuldades mais comuns enfrentadas por você e sua equipe no que diz respeito aos projetos desenvolvidos? O que tem sido feito para melhorar?
Muitas vezes os clientes que solicitam, desde a criação de um novo curso até a atualização de um curso já existente, não entendem a necessidade de se conhecer o público que terá contato com o material. Eles partem do princípio que todos os cursos devem atingir a qualquer pessoa enquanto a realidade é outra. O DI é feito pensando em aproximar o conteúdo do participante, pensando estratégias e metodologias que facilitem o entendimento do conteúdo e tornem os cursos mais atrativos. Não adianta entregar a um Estivador de Cargas um material elaborado para um Executivo de Contas, o conteúdo pode ser o mesmo, mas a linguagem e abordagem devem ser diferentes por motivos que vão desde a formação (Ensino Fundamental, Médio etc.) até a forma como o participante vai levar este conteúdo para o dia a dia no trabalho. Por isso adotamos um check-list para as empresas conhecerem o público para o qual os cursos serão oferecidos.
- Quais as competências necessárias para fazer o que você faz?
Algumas, essenciais, são:
Planejar a implementação eficaz dos produtos e programas instrucionais.
Desenvolver materiais consistentes com as análises de conteúdo e objetivos, as tecnologias propostas, os métodos de comunicação e as estratégias instrucionais.
Colaborar com conteudistas especializados durante todo o processo de desenvolvimento.
Produzir materiais instrucionais em diversos formatos de apresentação.
Identificar e descrever as características da população-alvo
Selecionar, modificar, ou criar um modelo apropriado de design e desenvolvimento para um determinado projeto.
- Quê dicas você ofereceria a alguém que está iniciando um caminho profissional semelhante?
Acredito que essa é uma área de trabalho que precisa de pessoas de diversas formações, afinal os conteúdos trabalhados não são estáveis e estáticos. Cursos de atualização são fundamentais, ainda mais se pensarmos nas novas tecnologias que temos em nossas mãos como os tablets, as mídias eletrônicas em geral, precisamos estar antenados com o mercado.
- Você poderia indicar um link ou alguma referência bibliográfica que seja a sua favorita nessa área?
Um bom começo seria pelo livro DESIGN INSTRUCIONAL NA PRÁTICA da ANDREA FILATRO ele apresenta o processo do design instrucional passo a passo e mostra como ele trabalha para unir educação, tecnologia, comunicação e gestão em um único campo do conhecimento.
- 2011.

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